quarta-feira, maio 19, 2010

Sobre ser útil

Certa vez você falou que nada conquistou nessa vida. E eu me encontrei no seu depoimento. Afinal, o que fiz eu de minha vida? O que alcancei até agora? Para onde caminho? Que horizontes procuro? Tudo é tão incerto e eu tomo café excessivamente para esquecer-me da obrigação que é ter um caminho, um objetivo e, por fim, o que é ser bem-sucedido. Que grande droga é não ter espaço para ser dúvida! Mundo burguês contra o ócio transgressor. Mundo burguês que prega que temos que ser seres produtivos e lucrativos. Mas quem disse que eu queria fortunas? Que eu queria ser útil? Mas a questão é: não importar-se em ser útil é um ato criminoso. Temos que ser úteis, nascemos e vivemos para isso: sermos úteis, produtivos e lucrativos. Tudo na velocidade do mercado. Tudo na marca da servidão, pois para que alguns desfrutem do ócio do conforto e do consumo, milhares têm que varar madrugadas a fim de se tornarem tão cheios de mérito e honra, pessoas úteis. Úteis a outras poucas pessoas, e não, úteis ao mundo. Trabalhe compulsivamente e seja bem sucedido: essa é a sua maneira de ser útil e reconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário